ISBN: 978-65-6009-019-4

DOI: 10.5281/zenodo.8280803

Descrição: O presente trabalho procura responder a seguinte inquietação: O que torna os professores exitosos no desenvolvimento de sua ação profissional? A ênfase deste trabalho recai sobre a investigação das práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos de formação de professores, especificamente no campo dos saberes docentes com ênfase na avaliação da aprendizagem, no curso de Física Licenciatura, desenvolvido no Núcleo de Formação Docente, no Centro Acadêmico do Agreste. Um estudo desta natureza, justifica-se pelo questionamento do alto índice de reprovação e da evasão de alunos dos primeiros semestres do curso de Física Licenciatura. Acrescenta-se ainda, os resultados de pesquisas, desde a década de 1990 (Zeichner e Gore nos Estados Unidos e Camargo apud Fiorentini (2005) no Brasil), os quais apontam que as disciplinas específicas influenciam mais na prática do futuro professor do que as disciplinas didático-pedagógicas, porque as disciplinas específicas influenciam nos procedimentos internalizados destes estudantes durante o processo anterior de escolarização. Foi realizado um levantamento sobre a temática de evasão e reprovação relacionada aos saberes docentes no curso de Física Licenciatura nos bancos de dissertações e teses e artigos científicos, contudo, nenhum trabalho foi encontrado. Não existia até então um mapa, que apresentasse o acompanhamento dos resultados de reprovação/aprovação. Tal mapa foi construído e analisado neste trabalho para que pudéssemos selecionar os docentes exitosos para realizarmos a entrevista de investigação sobre os saberes docentes com ênfase nos saberes da prática, buscando analisar as práticas pedagógicas exitosas reconhecidas pelos docentes. Por docentes exitosos entendemos aqueles que desenvolvem sua prática de forma reflexiva e com ela conseguem baixos índices de reprovação. Para tal estabelecemos como critério de escolha dos docentes, aqueles que possuíssem uma estabilidade de três anos ou mais de ensino no curso, com base no ciclo profissional de Hubermann e analisamos os currículos lattes, os editais dos concursos públicos que permitiram a seleção e aprovação dos docentes no curso. Foram realizadas, entrevistas semiestruturadas com alguns docentes do curso e analisados todos os programas de todas as disciplinas já lecionadas no curso. Desta forma, tivemos como objetivo geral analisar as concepções dos docentes exitosos do curso de Física Licenciatura para que ao fim dessa pesquisa, pudéssemos mostrar um constructo que auxilie docentes a repensarem suas práticas pedagógicas. Os resultados obtidos mostram que as disciplinas que não tem um cunho de formação docente faltam especificações dos instrumentos e processos avaliativos utilizados. Nos editais analisamos as concepções acerca do profissional que se espera entrar e nota-se claramente a ausência de um enfoque para os saberes da prática e para o exercício da docência. A análise dos currículos possibilitou a quebra do paradigma de que apenas docentes que possuem escolhas formativas na área de educação possuem práticas pedagógicas exitosas. Por fim, as entrevistas possibilitaram analisar as concepções pedagógicas dos docentes e como esses viam as questões dos saberes necessários à docência e quais as causas que justificam para altos índices de reprovação nos primeiros semestres do curso. Concluímos que as práticas pedagógicas dos docentes exitosos estão construídas a partir de metodologias diferenciadas e avaliações processuais.

Autores: Manoel Felix Pessoa dos Santos e Kátia Silva Cunha

Capítulos
Capítulo 1
INTRODUÇÃO

Capítulo 2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Capítulo 3
METODOLOGIA

Capítulo 4
RESULTADOS E DISCUSSÕES

Capítulo 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APÊNDICES

OS AUTORES