ISBN: 978-65-6009-008-8

DOI: 10.5281/zenodo.7988076

Descrição: “Eu estava com saudade de conhecer” é saudação de encontro e despedida em uma mesma pauta sonora de palavras que se desdobra em versos expressos na prosa de uma menina com idade de cinco anos, que certa feita, esperava no portão da Escola Nossa Senhora do Carmo, para despedir-se, em mais um encontro, da estudante de pedagogia, que com ela brincou de conhecer o quintal empossado pela água da chuva carregada por imaginadas peneiras em uma tarde de atividades um Projeto de extensão Quintal de escola, de pegadas em trilhas de formigas.
De pedaços de toco de madeira, de pedrinhas e pedregulhos. Lugar do grande no pequeno, assim como do pequeno no grande que faz minúsculo. Nossa travessia na experiência pedagógica na Brinquedoteca do CCHSA é traçada por linhas que desdobram em acontecimentos de quintais. Nos túneis de areia que projetam infinitos. Nos morrinhos de barro que a   espera   do João   construtor vai   secando   sem   pressa tensionado pelos raios mornos de sol e os pingos de chuva gelados do Brejo paraibano.
Essa primeira coletânea de artigos da Brinquedoteca do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrária da Universidade Federal da Paraíba é a reunião de textos que contam sobre histórias de docência e formação em atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo dos últimos onze anos nesse laboratório de ensino vinculado ao curso de Pedagogia do CCHSA/UFPB.
São produções escritas de estudantes bolsistas, professores coordenadores e colaboradores de Projetos acadêmicos desenvolvidos na Brinquedoteca e egressos do curso de Pedagogia do referido Centro que em períodos distintos nesses últimos onze anos participaram do seu Projeto Político Pedagógico que vem sendo construído.
A coletânea registra percursos de aprendizagens e relações com os estudos da infância referentes aos brincares das crianças e a investigação da brincadeira como constituinte da formação inicial e continuada do pedagogo.

Organizadores: Efigênia Maria Dias Costa; Jalmira Linhares Damasceno; Gabriel Medeiros de Lima; João Pedro Andrade da Silva

Autores: Andréia Rocha da Silva; Ângela Silva de Araújo; Efigênia Maria Dias Costa; Fabrícia Sousa Montenegro; Fernanda Santos da Cruz; Franklin Kaic Dutra-Pereira; Gabriel de Medeiros Lima; Jalmira Linhares Damasceno; Janaina Silva Pontes de Oliveira; Janderlane de Oliveira Andrade; Jeorgeana Silva Barbosa; João Pedro Andrade da Silva; Kátia Marília Tavares de Moura Martiniano; Lucineide Mariano da Silva Emídio; Lucinete Guilherme dos Santos; Maria da Vitória da Silva Camilo; Maria José de Queiroz; Miguel José Santos de Barros; Mikalenne Maria Santos de Barros; Wagner Alexandre da Costa Silva.

Capítulos
PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

LABORATÓRIO DA BRINQUEDOTECA “O GRÃOZINHO”: UM “CANTEIRO DE OBRAS

A COMPREENSÃO DO BRINCAR NA INFÂNCIA COMO CONSTITUINTE DA PRÁTICA DOCENTE

IMAGINAÇÃO E EXPRESSÃO DE LINGUAGEM NA BRINQUEDOTECA

GRÃOZINHO: “O MELHOR LUGAR DO MUNDO”

POR     UMA     PRÁTICA      ECOLÓGICA     NA      EDUCAÇÃO INFANTIL

RELAÇÕES QUE PRODUZEM O PROCESSO DE FORMAÇÃO: A ATIVIDADE PEDAGÓGICA NAS VISITAS AGENDADAS NA BRINQUEDOTECA DO CCHSA/UFPB

O QUE FAZIAM PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA NUMA BRINQUEDOTECA? NARRATIVAS E ARTISTAGENS DA EXPERIÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA   DA   BRINQUEDOTECA   DO CCHSA

PEDAGOGIA DO CUIDADO E FORMAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA DA COVID-19

EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO: DISCUSSÕES, REFLEXÕES E ESTUDOS ACERCA DAS INFÂNCIAS

CARTA       PEDAGÓGICA       POR       UMA       CIÊNCIA       COM POESIA