ISBN: 978-65-6009-012-5

DOI: 10.5281/zenodo.8133298

Descrição: Em 2017, como professora da Sala de Recursos foi coordenado um estudo com profissionais da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Julieta Botelho visando elencar ações necessárias para reformular a atuação do setor. A pesquisa mostrou que o emocional dos professores era a questão emergencial a ser tratada, sobrepondo-se, inclusive, a outras questões como cobranças por maior participação e orientação da professora da Sala de Recursos no cotidiano escolar. 
Os profissionais relataram sentirem-se inseguros quanto aos alunos alvos da Educação Especial e cobrados excessivamente por resultados que não alcançavam. Surgiu, então, o Curso de Formação Continuada para Professores da UMEI Julieta Botelho, ministrado por mim uma quarta-feira por mês, em horário de planejamento coletivo. 
No fim do ano letivo, houve avaliação do Curso e atuação da professora da Sala de Recursos. Os profissionais disseram que as aulas contribuíram para mudar sua postura ao lidar com os alunos com deficiência. Eles sentiam-se mais preparados e seguros. Destacaram, ainda, que a orientação em tempo real demonstrando na prática o que era colocado nas teorias das formações, os auxiliou a compreender melhor os assuntos discutidos. 
Atualmente, são ministrados cursos em diferentes Instituições e as experiências trocadas versam sobre a dificuldade em acolher as necessidades dos estudantes e suas famílias, desconhecimento sobre documentações e dúvidas sobre como utilizar o material teórico na prática. As observações apontam, ainda, para a falta de conhecimento sobre as Legislações que regema nossa Educação.
Através do mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fiz a conexão entre estudos acadêmicos mais recentes na área da Educação Especial e a prática dos professores. Apresentando-lhes os conteúdos aos quais tenho acesso durante as aulas, discutindo e refletindo sobre possibilidades de mudança da prática com embasamento teórico. 
No trabalho com a formação de profissionais da Educação no âmbito da Educação Especial, foi percebida a necessidade de identificar suas demandas, elaborar cursos, materiais que os orientem e fomentem debates no espaço escolar, ampliando a qualidade na atuação pedagógica ofertada aos alunos com deficiência inseridos na Educação Infantil. 
Essa obra é fruto da interlocução entre academia e prática, como forma de orientar os educadores sobre a possibilidade de incluir o estudante com deficiência no ambiente escolar, em especial na Educação Infantil, por considerar que este segmento é a base do Ensino acadêmico. 
Aqui não trazemos um tutorial para a inclusão total, pois entendemos que a escola é um organismo vivo, com realidades diferentes e acontecimentos diários. Pretende-se com esse material fomentar discussões sobre inserção dos alunos com deficiência e suas famílias, diminuir a ansiedade dos profissionais que atuam com esse público e oferecer umpasso-a-passo que contribua como trabalho docente.

Autoras: Erica da Costa Barros e Janie Garcia da Silva

Capa: Adezilton Cordeiro de Lima

Capítulos
INTRODUÇÃO
PARA COMEÇODE CONVERSA 
DOCUMENTAÇÃO
PARCERIA COM A FAMÍLIA 
VAMOS FAZER UM PEI? 
REDE DE APOIO.OQUE É? 
AVALIAÇÃO! EAGORA? 
QUAIS BARREIRAS PODEMOS ENCONTRAR NA INCLUSÃO ESCOLAR? 
QUAL É O PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃOESPECIAL? 
COMOADAPTARAS ATIVIDADES PARAO MEUALUNO?
AFINAL,QUALOPAPELDOPROFESSOR?
PARA SABER MAIS....
REFLEXÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBILIOGRÁFICAS
APÊNDICES
ANEXO 
AGRADECIMENTOS