ISBN: 978-65-998511-9-3

DOI: 10.5281/zenodo.8006915

Descrição: Este livro é um guia abrangente e inspirador para todos aqueles que desejam promover a inclusão educacional em suas escolas e comunidades. Na era da diversidade e da igualdade de oportunidades, a inclusão tornou-se um princípio fundamental na educação. Reconhecendo a importância de valorizar e respeitar a singularidade de cada aluno, este livro reúne um conjunto de práticas pedagógicas efetivas e abrangentes, destinadas a criar ambientes de aprendizagem inclusivos em todas as etapas da educação básica.
Os capítulos deste livro oferecem uma visão ampla e profunda das estratégias e abordagens necessárias para alcançar uma educação inclusiva. Cada autor compartilha suas experiências, pesquisas e reflexões, trazendo à tona questões fundamentais, desde a identificação das necessidades educacionais especiais até a adaptação de materiais e o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas.
Ao longo dessas páginas, você encontrará exemplos práticos de como adaptar currículos, criar ambientes acessíveis, utilizar recursos tecnológicos, fomentar a participação ativa dos alunos e desenvolver estratégias de avaliação inclusiva. Mais do que apenas teoria, este livro busca oferecer ferramentas concretas e aplicáveis, estimulando os leitores a se tornarem agentes de mudança em suas próprias realidades educacionais.
A educação inclusiva não é apenas uma obrigação moral, mas também um caminho para o progresso e a transformação social. Portanto, convido você a explorar as páginas deste livro com mente aberta, disposto a desafiar velhos paradigmas e a abraçar novas perspectivas. Que cada capítulo inspire e motive você a embarcar nesta jornada de construção de práticas pedagógicas inclusivas na educação básica.
Que a leitura destas páginas seja apenas o começo de uma jornada transformadora em prol da inclusão na educação básica.

Organizadoras: Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Ana Célia Pereira Silva; Euvania Dias Ferreira da Costa; Elisangela Silva de Oliveira; Elizabeth Soares dos Santos Miranda; Leysdiane Cristina da Silva Rodrigues; Marcilei da Silva Santos

Autores: Adriana Ferreira da Silva Moraes; Ana Célia Pereira Silva; Ana Maria Barros; André Luiz da Silva; Andreia de Aguiar Campos Moretti; Angela Romão Sobrinho Nunes; Antonio Veras Nunes; Beatriz Lemes da Silva; Carla da Silva Venâncio Gomes; Carla Patrícia Araújo Chaves; Caroline Moreira Alves; Cátia Souza da Mota Mendonça; Cícera Edileusa dos Santos; Cristiane Araújo Chaves; Elisabete Melo Ebling; Elisangela Silva de Oliveira; Elizabete Lourenço de Cristo; Elizabeth Soares dos Santos Miranda; Elza Moreira Rodrigues de Meireles; Euvania Dias Ferreira da Costa; Gisely Maciel da Silva; Gonçalina dos Santos Silva; Helenice Conceição da Silva; Ivanete Magalhães Costa; Ivanete Pedrosa da Silva; Ivany Moreira Rodrigues de Meireles; Janete Inácio Pereira Santos; Jeany Candida Dias; Josiane Lima dos Santos Silva; Juraci Rodrigues Falanqui; Kele Alves Silva; Kelen Amaruzia da Silva; Leysdiane Cristina da Silva Rodrigues; Liamara da Silva Teixeira; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Louriete Pereira de Andrade; Luciana da Silva Souza; Luiza Ferreira Manoel; Luzia Silva Gonçalves Ponce; Manoel Messias dos Santos; Marcela Savanna Parreira da Silva; Márcia Batista de Souza da Silva; Marcilei da Silva Santos; Margarete Pereira da Silva; Maria das Dores Romão Sobrinho dos Santos; Maria José de Jesus Silva; Maria Tamires dos Santos Silva; Mariluce Aparecida de Lima; Mauro Augusto da Silva; Nilce Santos da Silva; Rita Ferreira Lemes; Rosilaine Barros de Souza; Rozemeire Pinheiro da Silva; Suelen da Silva; Viviane Constancia Maciel.

Capítulos
Capitulo 1
O QUE SÃO PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Capitulo 2
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA DO CAMPO

Capitulo 3
ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO

Capitulo 4
PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVA NAS ESCOLAS DO CAMPO

Capitulo 5
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Capitulo 6
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FERRAMENTA DA INCLUSÃO

Capitulo 7
INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

Capitulo 8
ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Capitulo 9
ESCOLAS DO CAMPO: UM SOLO FÉRTIL PARA A INCLUSÃO

Capitulo 10
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

Capitulo 11
INCLUSÃO E PRODUÇÃO DA DIFERENÇA EM ESCOLAS DO CAMPO

Capitulo 12
A EDUCAÇÃO SOMÁTICA COMO PERSPECTIVA INCLUSIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 

Capitulo 13
DEFICIÊNCIA VISUAL: CAMINHOS LEGAIS E TEÓRICOS DA ESCOLA INCLUSIVA 

Capitulo 14
CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA

Capitulo 15
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO. INCLUSÃO SOCIAL

Capitulo 16
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DOS DIREITOS ÀS PRÁTICAS 

Capitulo 17
A INCLUSÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Capitulo 18
INCLUSÃO EM SALA DE AULA

Capitulo 19
OS DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Capitulo 20
ABORDAGENS PARA PROMOVER A INCLUSÃO NA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Capitulo 21
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Capitulo 22
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DA LINGUAGEM DE LIBRAS

Capitulo 23
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO EJA

Capitulo 24
A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

Capitulo 25
A PRÁTICA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS SURDAS

Capitulo 26
ENSINO EM BRAILLE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Capitulo 27
FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR COM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Capitulo 28
AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA REGULAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

Capitulo 29
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Capitulo 30
A INTERAÇÃO DE ALUNOS COM TDAH COM OUTRAS CRIANÇAS NA ESCOLA

Capitulo 31
AS CONTRIBUIÇÕES DA BNCC PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Capitulo 32
A INCLUSÃO ESCOLAR E ACESSIBILIDADE NA ESCOLA

Capitulo 33
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS NO ENSINO SUPERIOR 

Capitulo 34
O USO DOS JOGOS PARA ALFABETIZAR ALUNOS AUTISTAS

Capitulo 35
REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Capitulo 36
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR