ISBN: 978-65-5492-000-1

DOI: 10.5281/zenodo.7750829

Descrição: A Matemática, tão temida no ambiente escolar, está presente no nosso dia-a-dia sem que nós percebemos. Seja ao olhar as horas no relógio, ao analisar seu troco recebido no supermercado e ao notar quantos quilos você engordou ou emagreceu.
Defendida por Ubiratan D’Ambrósio, a Etnomatemática, que em síntese é a matemática que acontece em diferentes modos e culturas e como esse modo acontece, pode retratar um pouco dessa matemática que vivenciamos na nossa rotina.
Por isso vemos a importância da Educação Matemática para que desde cedo os alunos se tornem cidadãos conscientes dos seus atos e hábitos matemáticos, seja para organizar os gastos dentro de casa até uma compra mais consciente, sabendo analisar os descontos oferecidos em uma loja.
Para isso acontecer, os professores devem sempre estar atualizados ao contexto atual, procurando capacitar cada vez mais para poder oferecer o melhor para os seus alunos, podendo ser um conhecimento em constante transmissão.
Importante também para os educadores dessa nova geração, é atentar a inclusão, palavra tão especial que merece atenção na educação nos tempos atuais. Um professor com uma didática inclusiva pode proporcionar experiências incríveis para seus alunos.
O uso de jogos, materiais manipuláveis, vídeos, TICs (tecnologias da informação e comunicação) pode além de tornar a aula atrativa, ser usada para alunos com alguma deficiência ou déficit, como uma maneira de adaptação das aulas e do conteúdo.
A obra apresenta trabalhos com a temática Matemática: Ciência, Práticas e Cotidiano, a interação do indíviduo com a sociedade, bem como nos traz reflexões para Professores, estudantes e a própria comunidade, pensando em diferentes formas de transformar e melhorar a nação.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Afrânio de Araújo Coelho; Alice Ribeiro Leite; Ana Cristina Gomes de Jesus; Eduarda de Oliveira Borges Marçal; Fredson Rodrigues Soares; Hugo Leonardo da Silva Belisário; Lorena Gonçalves da Luz; Malcus Cassiano Kuhn; Paulo Alves de Lima Filho; Sarah Gomes Pinheiro Fraga; Silvio Luiz Martins Britto; Vitória Alves Pereira da Silva Prado.

Capítulos
Capítulo 1
CURSO DE ANIMAÇÕES COM GEOGEBRA: APLICANDO CONCEITOS DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Paulo Alves de Lima Filho; Afrânio de Araújo Coelho; Fredson Rodrigues Soares

Capítulo 2
A GEOMETRIA NUM CADERNO ESCOLAR DE 1905 DE UMA ALUNA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS
Malcus Cassiano Kuhn; Silvio Luiz Martins Britto

Capítulo 3
EXPLORANDO A MATEMÁTICA NAS PLATAFORMAS DESMOS E TUX OF MATH: COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR E APRENDER EM UM AMBIENTE VIRTUAL
Alice Ribeiro Leite; Sarah Gomes Pinheiro Fraga; Ana Cristina Gomes de Jesus; Hugo Leonardo da Silva Belisário

Capítulo 4
O USO DO GEOGEBRA E DO EXCEL COMO SOFTWARES AUXILIARES PARA PROFESSORES
Lorena Gonçalves da Luz; Eduarda de Oliveira Borges Marçal; Ana Cristina Gomes de Jesus; Hugo Leonardo da Silva Belisário

Capítulo 5
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PIBID NA DESCOBERTA DE SOFTWARE EDUCACIONAIS
Vitória Alves Pereira da Silva Prado

AUTORES