ISBN: 978-65-84525-52-8

DOI: 10.5281/zenodo.7675263

Descrição: A obra nos remete a linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática; os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados às Letras, a Linguística e a Literatura, com excelentes contribuições de autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudo para que essa contribuição fosse de fato positiva e tivesse um resultado significativo no que tange a área estudada.
É de extrema importância lembrar que as Letras, a Linguística e a Literatura possuem papeis fundamentais na vida do ser humano, estando vinculada à sociedade em que se origina; um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade dentro da sociedade.
A obra apresenta linhas de estudos, dos quais muitos profissionais se deparam em suas carreiras e assim ajudará a desenvolver e otimizar as atividades propostas, disponibilizando as contribuições necessárias, para que o sucesso chegue juntamente com o conhecimento atrelado a prática.
Esperamos que os diferentes enfoques e pontos de vista, compartilhados pelos autores desta obra, possam contribuir com mais discussões e novas informações sobre Letras, Linguística, Literatura e seus discursos com a cultura, a sociedade e a história, dentro da Educação, bem como no âmbito da pesquisa, da extensão, e de várias outras metodologias que inovem as instituições de ensino, contribuindo para a formação de profissionais que capacitados que contribuam em sua área de atuação.

Organizadores: Resiane Paula da Silveira; Jader Luís da Silveira

Autores: Aline Alencar De França Santos; Andresa Timotheo Pereira; Camila Elizabete da Silva da Silva; David  Sousa Silva; Gabriel Silva de Mello; Glaudston Diego Queiroz de Aragão; Jesse dos Santos Silva; Luciane Braz Perez Mincoff; Maria Helena Torres dos Santos; Paloma Silva Cavalcante.

Capítulos
Capítulo 1
O PERTENCIMENTO E A IDENTIDADE FEMININA NA NARRATIVA “ESSE CABELO: A TRAGICOMÉDIA DE UM CABELO CRESPO QUE CRUZA FRONTEIRAS”
Camila Elizabete da Silva da Silva; Glaudston Diego Queiroz de Aragão; Jesse dos Santos Silva; Maria Helena Torres dos Santos 

Capítulo 2
PROCESSOS FONOLÓGICOS EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE
David  Sousa Silva; Luciane Braz Perez Mincoff 

Capítulo 3
A ORIGEM DO INQUIETANTE PELA PERSPECTIVA DA POÉTICA E FILOSOFIA DA PAISAGEM: UMA ANÁLISE DO CONTO A MORTA, DE GUY DE MAUPASSANT
Gabriel Silva de Mello 

Capítulo 4
PROCESSOS FONOLÓGICOS: ANÁLISE DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Aline Alencar De França Santos; Andresa Timotheo Pereira; Luciane Braz Perez Mincoff 

Capítulo 5
OS FALSOS COGNATOS ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Camila Elizabete da Silva da Silva; Paloma Silva Cavalcante 

AUTORES