ISBN: 978-65-89976-97-4

DOI: 10.5281/zenodo.7677144

Descrição: A Educação não se restringe à transmissão de conhecimentos, haja vista que utiliza mecanismos que ajudam os alunos a ter mais autonomia e aprimorar o seu senso crítico, além de atuar no aperfeiçoamento de uma série de habilidades e competências úteis na vida pessoal e profissional.
Na sociedade contemporânea globalizada, as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais acontecem em uma velocidade cada vez maior. Com isso, a Educação se torna ainda mais relevante para que as pessoas possam entender, se adequar e interagir com as mudanças que ocorrem no mundo, bem como criar e aproveitar oportunidades.
Além disso, o acesso à Educação é substancial para que o cidadão conheça os seus direitos e deveres, tornando-se mais consciente e tolerante sobre as questões sociais. O desconhecimento desses direitos pode acarretar diversos problemas, sendo que um dos principais é a exclusão das minorias.
A obra apresenta trabalhos com a Temática Educação, a docência, o  processo de ensino e aprendizagem, a interação do indíviduo com a sociedade, bem como nos traz reflexões para Professores, estudantes e a própria comunidade, pensando em diferentes formas de transformar e melhorar a nação.

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriana Marques Rodrigues; Amanda Lopes Bezerra; Cleide Pereira Gonçalves; Cleuton Veras de Medeiros; Daiane Lima da Silva; Edimilson Rodrigues; Elisangela Aparecida Castilho Cabreira Silva; Fernando Rodrigues do Nascimento; Francisco Antonio Nascimento; Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento; Fredson Rodrigues Soares; Janete Antunes; Kátia Romilda Silva do Nascimento; Maiara Laís Pinto; Maria Aparecida Moreira; Marilda Marchi da Silva Teixeira; Odete Maria Antunes de Oliveira; Selma Sena dos Santos Cavalcante; Tatiane Souza Alves; Tony Thiago Souza Ferreira; Vanderleia Maria Barbosa.

Capítulos
Capítulo 1
O ENSINO DE CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS E O SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇAO DE PROFESSORES: UMA APLICAÇAO DA ENGENHARIA DIDÁTICA
Francisco Antonio Nascimento; Fernando Rodrigues do Nascimento; Francisco Cartegiano de Araújo Nascimento; Fredson Rodrigues Soares; Kátia Romilda Silva do Nascimento; Tony Thiago Souza Ferreira; Cleuton Veras de Medeiros

Capítulo 2
A ESCOLA NOVA E OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Tatiane Souza Alves; Cleide Pereira Gonçalves

Capítulo 3
QUANDO O MENOS É MAIS NO PROCESSO DE LEITURA- RELÂMPAGOS POÉTICOS DA LITERATURA AFRICANA
Edimilson Rodrigues

Capítulo 4
O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Amanda Lopes Bezerra

Capítulo 5
ALUNO COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR
Elisangela Aparecida Castilho Cabreira Silva; Maiara Laís Pinto

Capítulo 6
FORMAÇÃO DOCENTE E DIDÁTICAS DE ENSINO
Daiane Lima da Silva; Adriana Marques Rodrigues; Janete Antunes; Vanderleia Maria Barbosa; Odete Maria Antunes de Oliveira; Selma Sena dos Santos Cavalcante

Capítulo 7
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Adriana Marques Rodrigues; Maria Aparecida Moreira; Marilda Marchi da Silva Teixeira

AUTORES