ISBN: 978-65-84525-44-3


Descrição: A obra intitulada “MOTIVAÇÃO E DOCÊNCIA: Um estudo sobre as tensões e ações que inferem no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais”, escrita pela autora Cícera Freitas de Oliveira, egressa da Universidad de Desarrollo Sustentable.
Nessa obra, a autora analisa o papel da motivação no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais Ensino Fundamental, e as concepções da aprendizagem significativa nos anos iniciais no município de Arcoverde-PE.
No capítulo inicial, a autora apresenta o marco legal e histórico da escola, destacando a educação enquanto direito básico, os avanços no campo do direito, da participação, do acesso, da ampliação da oferta e da legislação. Além disso, reflete sobre a trajetória da educação básica no Brasil.
No marco teórico, a autora aborda sobre a escola e a cultura. Neste contexto, ela refere-se aos valores que orientam a organização da escola em seus sentidos pedagógico e corporativo. Além disso, destaca a motivação no contexto escolar. Sobre essa perspectiva dos conceitos abordados, a autora destaca que a motivação movimenta indivíduos para a ação, na qual é um fator de extrema relevância na aprendizagem.
O método utilizado foi qualitativo (entrevistas semiestruturadas com os professores) e quantitativo (questionário com respostas fechadas, ambos aplicados aos alunos).
Venha conhecer as contribuições dessa pesquisa para refletir sobre a motivação, conhecer e buscar alternativas significavas que contribuem para o bom desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.

Autora: Cícera Freitas de Oliveira

Capítulos
INTRODUÇÃO

Capítulo 1
ANTECEDENTES E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Capítulo 2
MARCO TEÓRICO

Capítulo 3
MARCO METODOLÓGICO

Capítulo 4
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Capítulo 5
CONCLUSÕES