ISBN: 978-65-84525-35-1


Descrição: Ao longo dos séculos, o ensino de Ciências e Matemática nas escolas brasileiras foi caracterizado, muitas vezes, por perspectivas tradicionais de ensino-aprendizagem, seja por motivos de formação inicial do professor, estruturas escolares ou políticas públicas para formação continuada. Nesse contexto, torna-se fundamental criar espaços de reflexão, socialização de experiências, discutir tendências e demandas sociais, buscando um movimento de superação de paradigmas epistemológicos instituídos.
Estudos apontam para uma democratização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no sentido de propiciar melhor compreensão da sociedade e das demandas sociais, em que o processo formativo na sociedade contemporânea para o ensino de Ciências e Matemática precisa atender diversos saberes necessários para o desenvolvimento integral do sujeito, ou seja, um cidadão consciente de suas funções, capaz de exercer seus direitos e deveres, trabalhando em harmonia com a natureza.
Por meio de dois volumes, esta obra pretende compartilhar ferramentas, metodologias e experiências, obtidas em diferentes estudos que, certamente vão colaborar para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Matemática numa perspectiva reflexiva e integradora. Esperamos que por meio dos diversos capítulos e abordagens, o leitor consiga (re)significar sua prática, num processo de (re)construção de suas ações docente.
Dessa forma, o objetivo é contribuir com a formação inicial e continuada de professores, no desenvolvimento de estratégias educacionais, orientadas para o crescimento do ensino na contemporaneidade, por meio da divulgação de pesquisas, relacionadas ao ensino de Ciências e Matemática.
Diante disso, convidamos você, Caro(a) Leitor(a), a dialogar com os autores(as), que tecem um olhar investigativo imbuído de sensibilidade e mergulhado em dúvidas e reflexões, sobre temas relacionados a educação em ciências e matemática.

Organizadores: Eder Joacir de Lima; Devacir Vaz de Moraes; Denise Caldas Campos; Daniel Dunck Cintra

Autores: Ana Nery Furlan Mendes; André Luís Teixeira dos Santos; Andréa Inês Goldschmidt; Daniel Dunck Cintra; Denise Caldas Campos; Devacir Vaz de Moraes; Diana Denise Radiske Müller; Eder Joacir de Lima; Fernando Henrique Cardoso; Hercília Alves Pereira de Carvalho; Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomes; Rubens Saviano; Wagner Barbosa de Lima Palanch; Willian Junior do Nascimento.

Capítulos
Capítulo 1
A EDUCAÇÃO E AS POTENCIALIDADES DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO
Diana Denise Radiske Müller; Andréa Inês Goldschmidt

Capítulo 2
CONCEITOS FÍSICOS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
André Luís Teixeira dos Santos; Hercília Alves Pereira de Carvalho; Willian Junior do Nascimento 

Capítulo 3
EXPOSIÇÃO ITINERANTE: DIVULGANDO FÍSICA DE MANEIRA DIVERTIDA
Denise Caldas Campos; Eder Joacir de Lima; Daniel Dunck Cintra; Devacir Vaz de Moraes 

Capítulo 4
UTILIZANDO ATIVIDADES COM O GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM ENFASE NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA – O CASO DO ESTUDO DOS TRIÂNGULOS
Rubens Saviano; Wagner Barbosa de Lima Palanch  

Capítulo 5
A UTILIZAÇÂO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÂO POLINOMIAL DE 2° GRAU
Eder Joacir de Lima; Daniel Dunck Cintra; Denise Caldas Campos; Devacir Vaz de Moraes; Fernando Henrique Cardoso 

Capítulo 6
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FUNÇÃO AFIM
Eder Joacir de Lima; Daniel Dunck Cintra; Denise Caldas Campos; Devacir Vaz de Moraes 

Capítulo 7
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MATO GROSSO
Eder Joacir de Lima; Daniel Dunck Cintra; Denise Caldas Campos; Devacir Vaz de Moraes 

Capítulo 8
A CONSTRUÇÃO DIALÉTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR DA TEMÁTICA “SOLOS” NO ENSINO DE QUÍMICA E GEOGRAFIA 
Mayki Jardim Sivico; Rodrigo da Vitória Gomes; Ana Nery Furlan Mendes 

OS AUTORES

OS ORGANIZADORES