ISBN: 978-65-84525-40-5


Descrição: Ao longo dos séculos, o ensino de Ciências e Matemática nas escolas brasileiras foi caracterizado, muitas vezes, por perspectivas tradicionais de ensino-aprendizagem, seja por motivos de formação inicial do professor, estruturas escolares ou políticas públicas para formação continuada. Nesse contexto, torna-se fundamental criar espaços de reflexão, socialização de experiências, discutir tendências e demandas sociais, buscando um movimento de superação de paradigmas epistemológicos instituídos.
Estudos apontam para uma democratização dos conhecimentos científicos e tecnológicos, no sentido de propiciar melhor compreensão da sociedade e das demandas sociais, em que o processo formativo na sociedade contemporânea para o ensino de Ciências e Matemática precisa atender diversos saberes necessários para o desenvolvimento integral do sujeito, ou seja, um cidadão consciente de suas funções, capaz de exercer seus direitos e deveres, trabalhando em harmonia com a natureza.
Por meio de dois volumes, esta obra pretende compartilhar ferramentas, metodologias e experiências, obtidas em diferentes estudos que, certamente vão colaborar para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Matemática numa perspectiva reflexiva e integradora. Esperamos que por meio dos diversos capítulos e abordagens, o leitor consiga (re)significar sua prática, num processo de (re)construção de suas ações docente.
Dessa forma, o objetivo é contribuir com a formação inicial e continuada de professores, no desenvolvimento de estratégias educacionais, orientadas para o crescimento do ensino na contemporaneidade, por meio da divulgação de pesquisas, relacionadas ao ensino de Ciências e Matemática.
Diante disso, convidamos você, Caro(a) Leitor(a), a dialogar com os autores(as), que tecem um olhar investigativo imbuído de sensibilidade e mergulhado em dúvidas e reflexões, sobre temas relacionados a educação em ciências e matemática.

Organizadores: Eder Joacir de Lima; Devacir Vaz de Moraes; Denise Caldas Campos; Daniel Dunck Cintra

Autores: Ana Nery Furlan Mendes; Andréa Inês Goldschmidt; Artálio Barbosa Furtado; Bruno Serafim de Souza; Carolina Braz Carlan Rodrigues; Daniel Dunck Cintra; Denise Caldas Campos; Devacir Vaz de Moraes; Diana Denise Radiske Müller; Eder Joacir de Lima; Eduardo Alejandro Flores Araya; Elisângela Regina Selli Melz; Igor Mohr; Karla Mendonça Menezes; Mayki Jardim Sivico; Rodrigo Da Vitória Gomes; Rosângela Ferreira Domingues; Vanessa Candito.

Capítulos
Capítulo 1
CIDADANIA E RELAÇÕES ÉTNICAS: ARTICULAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO CTS E FORMAÇÃO DOCENTE
Vanessa Candito; Karla Mendonça Menezes; Carolina Braz Carlan Rodrigues 

Capítulo 2
EQUAÇÃO DO 1° GRAU POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS NO CENÁRIO DO AGRONEGÓCIO
Igor Mohr; Elisângela Regina Selli Melz; Eduardo Alejandro Flores Araya 

Capítulo 3
EXPEDIÇÕES INVESTIGATIVAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Diana Denise Radiske Müller; Andréa Inês Goldschmidt 

Capítulo 4
O USO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Eder Joacir de Lima; Rosângela Ferreira Domingues 

Capítulo 5
A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPREENSÃO E APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Rodrigo Da Vitória Gomes; Mayki Jardim Sivico; Ana Nery Furlan Mendes 

Capítulo 6
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Artálio Barbosa Furtado; Bruno Serafim de Souza 

Capítulo 7
REVISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR (2016-2022)
Devacir Vaz de Moraes; Denise Caldas Campos; Eder Joacir de Lima; Daniel Dunck Cintra 

OS AUTORES

OS ORGANIZADORES