ISBN: 978-65-89976-78-3


Descrição: A educação de Jovens e adultos é instituída pela Lei de Diretrizes Básicas (9.394/96), para garantir o direito de toda a população à educação gratuita e de qualidade. O objetivo geral analisou as perspectivas de aprendizagem e a concepção de educação dos estudantes e dos professores no Projeto Pedagógico do ensino médio em escolas estaduais de Educação de Jovens e Adultos de Porto Velho/RO. O estudo foi especialmente desenvolvido com base nas teorias de Arroyo (2011), Soares (1996, 1998), Barcelos (2006), Freire (2006), Gadotti (2008, 2009), Leal (2005), Pinto (2005), entre outros. Sendo assim, ressalta a importância dessa abordagem para jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na educação formal. O estudo é por revisão bibliográfica, utilizando abordagem descritiva de natureza qualitativa, onde foi aplicado entrevista com professores, supervisores, gestores e questionários com os alunos, os instrumentos de coleta de dados serviram de base para identificar uma necessidade desta modalidade para os profissionais da escola, com intuito de levar até o aluno o ensino aprendizado que não puderam concluir por algum motivo. Os principais resultados obtidos neste estudo foram subsídios para os profissionais e aprendizado para os alunos.  No contexto educacional, a modalidade EJA é fundamental para a qualidade do ensino e aprendizagem destes alunos, tipicamente trabalhadores, proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, com diferenças cultura, etnia, religião e crenças.

Autora: Tereza Oliveira Sabino

Capítulos
Introdução

Capítulo 1
Problemática e Percurso da Pesquisa

Capítulo 2
Marco Teórico

Capítulo 3
Proposta Metodológica

Capítulo 4
Análise e Interpretação dos Dados

Conclusão

Referências

Apêndices

A AUTORA