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ISBN: 978-65-84885-09-7
Descrição: A brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras.
Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.
Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.
O emprego de jogos no aprendizado - também conhecido como gamificação na educação - pode ser um propulsor na vida escolar dos estudantes. Aulas com conteúdos mais complexos, como as matérias de exatas, passam a ser mais atrativas se os professores utilizarem no processo jogos para incentivar os alunos a resolver problemas ou memorizar fórmulas, por exemplo.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação e a aplicação de jogos no ensino e aprendizagem, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Organizadoras: Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Leysdiane Cristina da Silva Rodrigues; Maria Dias de Carvalho; Maria Alves Daniel
Autores: Elizabeth Soares dos Santos Miranda; Elizangela Silva de Oliveira; Euvania Dias Ferreira da Costa; Juliana Cruz da Silva; Leysdiane Cristina da Silva Rodrigues; Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Luzinete da Silva Gonçalves Esquive; Maria Alves Daniel; Maria Helena Perira Assunção Silva; Mariluce Aparecida de Lima; Patrícia Pereira da Silva; Thais Silva do Espirito Santo Sertão.
Capítulos
Capítulo 1
DESAFIO AOS OLHOS, 'ARTE ÓTICA' COM FORMAS GEOMÉTRICAS
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Juliana Cruz da Silva; Elizabeth Soares dos Santos Miranda
Capítulo 2
ÁREA, PERÍMETRO E ÂNGULO EM UMA MESMA FIGURA GEOMETRICA
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Leysdiane Cristina da Silva Rodrigues; Maria Dias de Carvalho; Maria Alves Daniel
Capítulo 3
A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUATRO OPERAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO
Patrícia Pereira da Silva; Maria Helena Pereira Assunção da Silva; Thais Silva do Espirito Santo Sertão; Luzinete da Silva Gonçalves Esquive
Capítulo 4
JOGO DA MAQUISOMA
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Elizangela Silva de Oliveira
Capítulo 5
JOGO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Patrícia Pereira da Silva; Maria Helena Pereira Assunção da Silva; Thais Silva do Espirito Santo Sertão; Luzinete da Silva Gonçalves Esquive
Capítulo 6
JOGO DA SEQUÊNCIA LÓGICA GEOMÉTRICA
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Leysdiane Cristina da Silva Rodrigues; Maria Dias de Carvalho; Maria Alves Daniel
Capítulo 7
JOGO MATEMÁTICO DA SOMA
Ligiane Oliveira dos Santos Souza; Elizangela Silva de Oliveira; Mariluce Aparecida de Lima
Capítulo 8
CONFEITARIA FINANCEIRA
Euvania Dias Ferreira da Costa; Ligiane Oliveira dos Santos Souza;
Capítulo 9
CORES E FANTASIA
Mariluce Aparecida de Lima; Ligiane Oliveira dos Santos Souza
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