ISBN: 978-65-84599-26-0
Descrição: A Música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
A Música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.
A Música pode ser considerada uma das artes que mais influenciam na sociedade. Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, especialmente nas classes mais pobres, provocando um declínio cultural.
Este segundo e-book conta com trabalhos científicos da área de Música e sua Cultura, aliados às temáticas das práticas ligadas a a inovação e aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Autores: Alex Barbosa de Lima; Alinne Martins de Souza; Ana Lúcia Louro; Atilio Figueira da Rocha; Douglas de Oliveira Silva; Josélia Ramalho Vieira; Lívia Pereira Martins; Milena Arca Nunes da Matta; Murilo Alves Ferraz; Renato de Vasconcellos; Rodrigo Cantos Savelli Gomes; Rossana Flores Bastos.
Capítulos
Capítulo 1
AMPLIANDO POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL: EXPERIÊNCIAS COM O PLANEJAMENTO E PRÁTICAS MUSICAIS E COM A GRADE CURRICULAR DA EEBMEE ALBERT SABIN
Murilo Alves Ferraz
Capítulo 2
ANÁLISE SEMIÓTICA DA PARTICIPACÃO DO VIOLÃO NA ÓPERA “O BARBEIRO DE SEVILHA” DE GIOACHINO ROSSINI
Atilio Figueira da Rocha
Capítulo 3
EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR: CORRELAÇÕES ENTRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E POLÍTICAS DE ORIENTAÇÃO DO PARANÁ
Alinne Martins de Souza
Capítulo 4
MUSICOLOGIA FEMINISTA NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930: A BIOGRAFIA DE CHIQUINHA GONZAGA POR MARIZA LIRA
Rodrigo Cantos Savelli Gomes
Capítulo 5
EDUCAÇÃO MUSICAL NO HOSPITAL: O PROFESSOR IMPROVISADOR
Rossana Flores Bastos; Ana Lúcia Louro
Capítulo 6
ENSINO COOPERATIVO (REMOTO) DE PIANO NA LICENCIATURA EM MÚSICA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO
Josélia Ramalho Vieira
Capítulo 7
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MUSICAL PARA O DESPERTAR ECOLÓGICO
Lívia Pereira Martins
Capítulo 8
TECENDO A HISTÓRIA: RECORDAR E RECONTAR AS MEMÓRIAS DO ACERVO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO COLÉGIO PEDRO II - CAMPUS CENTRO
Milena Arca Nunes da Matta
Capítulo 9
PACIÊNCIA: DESCRIÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA MUSICAL ARTÍSTICA
Alex Barbosa de Lima
Capítulo 10
RECITAL DE FORMATURA ONLINE: COMPARTILHANDO SABERES MUSICAIS E TECNOLÓGICOS DURANTE A PANDEMIA
Douglas de Oliveira Silva; Renato de Vasconcellos
Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK