ISBN: 978-65-997125-4-8


Descrição: Pensar a Arte como Linguagem é conferir-lhe uma potência de transformação social e de levante contra discursos contrários à preservação dos Direitos Humanos. Assim sendo, as Artes constituem uma maneira de expressão atavicamente atrelada à Educação como motor de humanização da vida em sociedade.
A obra centra-se na observação das veredas interpretativas e críticas presentes no entrelaçamento entre as diversas Literaturas e saberes atrelados às Artes no que se refere à Sociedade, à História e à Memória e à aura de resistência que lhes permeia. As poéticas interartes podem oferecer possibilidade de se pensar no engendramento das forças da cultura e da memória em suas diversas manifestações, desde a Literatura, o Cinema, o Teatro, entre muitas outras linguagens que tensionam reverberações e dialogismos, sobretudo na perspectiva dos estudos comparados.
A obra pretende ser uma fonte de inspiração para outros professores, além de ser uma ferramenta capaz de motivar novas práticas e a inserção de elementos inovadores na sala de aula.
Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Literatura, Linguística, Artes e Letras, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizadores: Jader Luís da Silveira e Resiane Paula da Silveira

Autores: Adriano Guedes Carneiro; Ana Paula Gonçalves Portela; Andressa Coelho Franco; Andreza Soares de Santana; Claudinécia do Prado Souza; Crisna Sousa Maia; Érica Costa Rêgo; Gabriel Fischer Lottermann; Lafity dos Santos Alves; Marcelo de Castro; Márcia Helena de Melo Pereira; Maria Solange de Lima Silva; Pamela Tais Clein Capelin; Regiane Silva Paiva; Taynara Costa de Almeida; Valdício Almeida de Oliveira; Vanessa Soares de Santana.

Capítulos
Capítulo 1
ESTUDOS TRADUTÓRIOS DE METÁFORAS E OUTRAS FIGURAS DE LINGUAGEM EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Taynara Costa de Almeida

Capítulo 2
A PROPAGANDA COMO UM GÊNERO EM EXPANSÃO NO INSTAGRAM: UMA ANÁLISE HIPERTEXTUAL
Claudinécia do Prado Souza; Érica Costa Rêgo; Regiane Silva Paiva; Márcia Helena de Melo Pereira

Capítulo 3
UMA POSSIBILIDADE DE ANÁLISE DO DISCURSO A PARTIR DA TIRINHA SER MAGRA: INFLUÊNCIAS INTERDISCURSIVAS NOS USOS DA LINGUAGEM
Gabriel Fischer Lottermann; Pamela Tais Clein Capelin

Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Andreza Soares de Santana; Vanessa Soares de Santana; Valdício Almeida de Oliveira

Capítulo 5
UMA LEITURA DE SE O PASSADO NÃO TIVESSE ASAS, DE PEPETELA, A PARTIR DE MIKHAIL BAKHTIN
Adriano Guedes Carneiro

Capítulo 6
LETRAMENTO DIGITAL E AS PRÁTICAS SOCIAIS
Lafity dos Santos Alves

Capítulo 7
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO LEITURA DIGITAL “MAIS E MELHOR”, NO LAR
Crisna Sousa Maia
Ana Paula Gonçalves Portela

Capítulo 8
LETRAMENTO DIGITAL: O WHATSAPP IMPACTANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PANDEMIA
Maria Solange de Lima Silva

Capítulo 9
MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Marcelo de Castro

Capítulo 10
OS OLHARES DOS SUJEITOS PARA O SIGNIFICANTE: SENTIDOS MOVENTES NA CANÇÃO KIT KAY DA BANDA DETONAUTAS
Gabriel Fischer Lottermann; Pamela Tais Clein Capelin

Capítulo 11
LÍNGUA: OBJETO DE ESTUDO DA LINGUÍSTICA SAUSSUREANA E DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA
Andressa Coelho FRANCO

Currículos dos Autores