ISBN: 978-65-84525-05-4


Descrição: A Matemática, tão temida no ambiente escolar, está presente no nosso dia-a-dia sem que nós percebemos. Seja ao olhar as horas no relógio, ao analisar seu troco recebido no supermercado e ao notar quantos quilos você engordou ou emagreceu.
Defendida por Ubiratan D’Ambrósio, a Etnomatemática, que em síntese é a matemática que acontece em diferentes modos e culturas e como esse modo acontece, pode retratar um pouco dessa matemática que vivenciamos na nossa rotina.
Por isso vemos a importância da Educação Matemática para que desde cedo os alunos se tornem cidadãos conscientes dos seus atos e hábitos matemáticos, seja para organizar os gastos dentro de casa até uma compra mais consciente, sabendo analisar os descontos oferecidos em uma loja.
Para isso acontecer, os professores devem sempre estar atualizados ao contexto atual, procurando capacitar cada vez mais para poder oferecer o melhor para os seus alunos, podendo ser um conhecimento em constante transmissão.
Importante também para os educadores dessa nova geração, é atentar a inclusão, palavra tão especial que merece atenção na educação nos tempos atuais. Um professor com uma didática inclusiva pode proporcionar experiências incríveis para seus alunos.
O uso de jogos, materiais manipuláveis, vídeos, TICs (tecnologias da informação e comunicação) pode além de tornar a aula atrativa, ser usada para alunos com alguma deficiência ou déficit, como uma maneira de adaptação das aulas e do conteúdo.
Com isso, nesse livro, podemos apresentar a obra “Educação Matemática: Formação, Práticas e Inclusão – Volume 5”.
Aprecie o livro com moderação, ele vai levar você leitor a experiências e conhecimentos incríveis!

Organizadora: Resiane Paula da Silveira

Autor: Aldo Peres Campos e Lopes; Ana Carolina Santana Vieira; Barbara Vitória dos Santos Torres; Cecy Leite Alves Carreta; Daiane Rosa; Daiani Goedert; Debora Lopes Mendes Araujo; Deive Barbosa Alves; Ednei Luis Becher; Elisângela Regina Selli Melz; Felipe de Almeida Costa; Ismael Andre Batista; Jefferson Correia da Conceição; Luana Raitz; Marcio Antonio da Silva; Marcos Antonio de Sousa; Monalisa da Silva; Morgana Scheller; Renata Rodrigues Souza; Rosane Hildebrandt; Sarah Luiza Pawlack Bento; Thiago Augusto Koepp; Ulisses Queiroz Parreira; Wilker Araújo de Melo.

Capítulos
Capítulo 1
TESSITURAS PEDAGÓGICAS NUM CONTEXTO POTENCIALMENTE LÚDICO DE ENSINO E DE APRENDIZAGENS COM PESSOAS DA TERCEIRA IDADE POR INTERMÉDIO DAS ARTES VISUAIS E DO CONHECIMENTO GEOMÉTRICO MATEMÁTICO
Jefferson Correia da Conceição

Capítulo 2
UMA PROPOSTA DE VISITA A MUSEUS VIRTUAIS: UM GUIA MATEMÁTICO
Cecy Leite Alves Carreta; Debora Lopes Mendes Araujo; Felipe de Almeida Costa

Capítulo 3
A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS E QUANTIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE REALIZADA COM PRÉ-ESCOLARES
Wilker Araújo de Melo; Barbara Vitória dos Santos Torres; Ana Carolina Santana Vieira

Capítulo 4
A CIDADANIA E OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Renata Rodrigues Souza; Marcio Antonio da Silva

Capítulo 5
MODELAGEM CRÍTICA EM TEMPOS DE COVID-19
Aldo Peres Campos e Lopes

Capítulo 6
MAPEANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENEM
Ismael Andre Batista; Thiago Augusto Koepp; Elisângela Regina Selli Melz; Morgana Scheller

Capítulo 7
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CIEM
Luana Raitz; Sarah Luiza Pawlack Bento; Elisângela Regina Selli Melz; Morgana Scheller

Capítulo 8
A APRENDIZAGEM INVENTIVA COMO RESULTADO DA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
Ulisses Queiroz Parreira; Deive Barbosa Alves; Marcos Antonio de Sousa

Capítulo 9
UM PANORAMA DE EXPERIÊNCIAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NO ENEM
Daiane Rosa; Daiani Goedert; Rosane Hildebrandt; Elisângela Regina Selli Melz; Morgana Scheller

Capítulo 10
AS HABILIDADES ALGÉBRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DOS PRODUTOS NOTÁVEIS
Monalisa da Silva; Ednei Luis Becher

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES