ISBN: 978-65-995169-7-9


Descrição: O professor é a peça da educação que mais precisa se adaptar às constantes mudanças do contexto educacional, logo, necessita estar em constante processo de aprendizado. Ao longo do tempo o professor vem construindo, aprimorando e inovando seus conhecimentos para adaptar-se às necessidades do momento atual e preparar-se para os desafios futuros.
O terceiro volume da obra: Abordagens em Educação: Tecnologias Digitais, Docência e Inclusão vem ao encontro das inúmeras reflexões sobre o papel do professor diante da revolução das tecnologias digitais, dos processos válidos de inclusão e docência, implicando em uma nova concepção da ação pedagógica e da estrutura da instituição educacional.
Esse volume reafirma a multidisciplinariedade, abraçando as diversas áreas de conhecimento, bem como as ciências biológicas, pedagogia, história, ciências da computação entre outras. Temas que comtemplam desde gestão educacional, avaliação de produtos educacionais, multiplicidade intelectual, bullying e inclusão escolar enriquecem a obra e permitem que diversos profissionais possam utilizar e se apropriar dos conhecimentos apresentados em debates, roda de conversas e disseminação sobre o tema nos diversos espaços educacionais.
Esperamos que os diferentes enfoques, compartilhados pelas autoras e autores desta obra, possam vir a contribuir com mais discussões sobre as tecnologias digitais na educação, inclusão e docência no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e de uma maneira geral na gestão escolar.

Organizadores: Renata Machado Teixeira e Marcelo Skowronski

Autores: Adriana da Conceição Vieira Costa; Andressa Aparecida da Silva Almeida; Bruno Florenço Vasconcelos; Bruno Mendes Barbosa; Camila Aparecida Miranda de Jesus; Carlos Henrique da Costa Barreto; Carolina Biondo da Silva; Charles David Lopes da Costa Fonseca; Cleide Regina Ferreira Lima; Cristiane Ferreira Português Almeida; Cristiano Proença; Davi Milan; Dyogo Henrique Menezes de Azeredo; Edith Lucia da Silva; Eliane de Sousa; Elierge Barros Costa; Elizete Morgana da Silva; Elsbeth Leia Becker; Josiane Moreira Moraes Costa; Juliani Cristina Silva; Karina Dias Alves; Laudileire Cristaldo Chaves; Lucas Ferreira Rodrigues; Luciana Botini e Souza; Luciana de Sousa Santos; Maico Tailon Silva da Silva; Maria Antônia Ramos Costa; Michele Cruz Santos de Santana; Paulo Sérgio Mendes Barbosa; Priscila Carla Hauco Toro; Rizaldo da Silva Pereira; Rozana dos Reis Feitosa; Suzana Golino; Taís Steffenello Ghisleni; Tatiany Michelle Silva e Almeida; Thiago Miranda da Costa; Wagner Luiz da Costa Santos.

Capítulos
Capítulo 1
A LINGUAGEM INFOGRÁFICA PARA O ESTUDO ANATOMORFOLÓGICO DE ACRIDEOS (GAFANHOTOS)
Bruno Florenço Vasconcelos; Karina Dias Alves

Capítulo 2
APRENDENDO SOBRE A DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS VIDENTES NA PRÉ-ESCOLA
Carolina Biondo da Silva; Luciana Botini e Souza  

Capítulo 3
LUDICIDADE E ALFABETIZAÇÃO: APRENDIZAGEM MEDIANTE AOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Edith Lucia da Silva

Capítulo 4
 A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINAR ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS
Adriana da Conceição Vieira Costa 

Capítulo 5
PLANEJAMENTO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Elizete Morgana da Silva 

Capítulo 6
LEARNING WITH FUN: MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PORTUGUESA E INGLESA INCLUINDO SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS
Michele Cruz Santos de Santana  

Capítulo 7
A RELEVÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO NO CONTEXTO PANDEMICO ESCOLAR
Priscila Carla Hauco Toro; Maria Antônia Ramos Costa  

Capítulo 8
O MÉTODO  DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REALIDADES E DESAFIOS DE PROFESSORES
Rozana dos Reis Feitosa 

Capítulo 9
“COELHO SABIDO” SOFTWARE DE ALFABETIZAÇÃO: UM AUXÍLIO AO “HOMESCHOOLING” EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Cleide Regina Ferreira Lima; Tatiany Michelle Silva e Almeida 

Capítulo 10
POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO HABILIDADE DOCENTE PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE MATEMÁTICA
Lucas Ferreira Rodrigues; Maico Tailon Silva da Silva; Bruno Mendes Barbosa; Paulo Sérgio Mendes Barbosa; Rizaldo da Silva Pereira; Davi Milan; Thiago Miranda da Costa; Charles David Lopes da Costa Fonseca; Josiane Moreira Moraes Costa

Capítulo 11
ESPERA QUE EU CHEGO LÁ!
Suzana Golino; Eliane de Sousa 

Capítulo 12
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO DE TODOS
Cristiano Proença; Juliani Cristina Silva 

Capítulo 13
O PAPEL DA ESCOLA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Dyogo Henrique Menezes de Azeredo  

Capítulo 14
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Camila Aparecida Miranda de Jesus; Cristiane Ferreira Português Almeida; Luciana de Sousa Santos  

Capítulo 15
AVALIAÇÃO SEMANAL NA ESCOLA PLENA  EM TEMPOS DE PANDEMIA
Elierge Barros Costa; Andressa Aparecida da Silva Almeida; Laudileire Cristaldo Chaves

Capítulo 16
A MULTIPLICIDADE INTELECTUAL DOS ESTUDANTES EM CONJUNTO COM O ENSINO ADAPTATIVO
Carlos Henrique da Costa Barreto; Elsbeth Leia Becker; Taís Steffenello Ghisleni 

Capítulo 17
PLANEJAMENTO DO USO DE RECURSOS DIGITAIS E SUA INTEGRAÇÃO NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL MINISTRO OLIVEIRA BRITO, MUNICÍPIO DE OLINDINA - BA
Wagner Luiz da Costa Santos 

Biografias
CURRÍCULOS DOS AUTORES