ISBN: 978-65-994079-9-4


Descrição: Em seu primeiro volume, a obra “Abordagens em Educação: Tecnologias Digitais, Docência e Inclusão” contempla produções em diferentes núcleos educacionais. A heterogeneidade de experiências e estudos aqui apresentados, permitem avanços importantes nas ações destinadas ao trato com a educação em todos os níveis de ensino.
Embora discussões envolvendo docência, tecnologias e inclusão não sejam recentes nas pesquisas em educação, é consenso a necessidade de aprofundamento contínuo sobre temáticas que repercutem diretamente no direcionamento e especialmente na efetividade dos constructos de ensino.
Em sua totalidade, o e-book agrega temáticas relacionadas com as tecnologias digitais, docência e inclusão, envolvendo as seguintes áreas e subáreas que contribuem para o ensino: arte, literatura, língua portuguesa, história, filosofia, matemática, estudantes com deficiência, tecnologias da informação e comunicação, gestão escolar, família, gênero, corpo, relações étnico-raciais, formação continuada, metodologias e práticas pedagógicas.
O cenário da educação brasileira nos anos de 2020 e 2021, imposto pelo novo coronavírus, trouxe à tona inúmeros desafios e questionamentos aos atores envolvidos diariamente no importante exercício de promover uma educação inclusiva e de qualidade. Portanto, além de discussões importantes que se aplicam ao contexto do ensino presencial, a presente obra também é composta por produções alinhadas com a perspectiva educacional do ensino remoto, tratando de práticas pedagógicas e trazendo problematizações diversas dentro dos distintos núcleos disciplinares.
Ao agradecermos os autores que contribuíram para a construção desse rico material, compartilhamos os anseios e expectativas de que o livro possa colaborar no desenvolvimento de ações voltadas para uma educação mais inclusiva e efetiva.

Organizadores: Marcelo Skowronski e Renata Machado Teixeira

Autores: Andréa da Silva Casadonte; Anselmo Lima de Oliveira; Carolina Tenuta Portela; Clatione Almeida de Magalhães; Cristiane Silva de Meireles Cardoso; Cristina Gomes Miranda de Brito; Ediana de Morais Rodrigues; Elinásia de Souza Nascimento; Elizete Morgana da Silva; Elton do Amorim Silva; Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento; Francineidi Martins dos Santos; Francisca Amujacy Silva Oliveira; Francisco Antonio Nunes Neto; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento; Gizelle Cristina da Silva; Graciele Alice Carvalho Adriano; Iolanda da Silva Gomes; James Lima de Araújo; Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante; José Carlos Fernandes; Juliana Messias Goss; Lucy Ferreira Azevedo; Luma Kathyn Silva Policarpo; Lusilene Souza Sobrinho Duarte; Marcelo Moraes; Maria dos Prazeres Nunes; Maria Madalena da Silva Antunes; Marinalva Reginaldo Santos; Mayara Carlotto de Novais; Neide Mendes Rodrigues; Patrícia Iermer; Rosa Cardoso Leandro; Rosana Aparecida Carvalho Barbosa; Rosilaine Ribeiro da Costa Terebinto; Rosilene Carvalho Barbosa; Sirlei Aparecida Moreira Neres; Vanessa Castelo Branco de Melo; Vanilza Fátima de Figueiredo Ferreira; Verônica Rodrigues Pereira.

Capítulos
Capítulo 1
O APRENDIZADO ESCOLAR NO CONTEXTO FAMILIAR MEDIANTE A UTILIZAÇAO DAS TICs
Ediana de Morais Rodrigues; Marinalva Reginaldo Santos; Rosa Cardoso Leandro; Elton do Amorim Silva

Capítulo 2
JOGOS PEDAGÓGICOS TRADICIONAIS E DIGITAIS: FERRAMENTAS DE ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Gizelle Cristina da Silva

Capítulo 3
O DESPERTAR DO LETRAMENTO POR INTERMÉDIO DAS MÍDIAS DIGITAIS
Carolina Tenuta Portela; Luma Kathyn Silva Policarpo; Lucy Ferreira Azevedo  

Capítulo 4
PRÁTICAS MULTILETRADAS: OS RECURSOS TECNOLÓGICOS POTENCIALIZANDO A ALFABETIZAÇÃO
James Lima de Araújo; Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante; Vanessa Castelo Branco de Melo

Capítulo 5
QUAL O LUGAR DAS TICS NA GESTÃO ESCOLAR?
Elinásia de Souza Nascimento; Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante; Vanessa Castelo Branco de Melo

Capítulo 6
OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA PRÁTICA DAS PROFESSORAS  DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Clatione Almeida de Magalhães; Mayara Carlotto de Novais; Verônica Rodrigues Pereira

Capítulo 7
OLIMPÍADA FILOSÓFICA: ANÁLISE CRÍTICA DA NARRATIVA DE VÍDEOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
José Carlos Fernandes; Juliana Messias Goss

Capítulo 8
ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Graciele Alice Carvalho Adriano

Capítulo 9
CINEMA E ESCOLA: DOS ENCONTROS, DA DOCÊNCIA, DOS DEVIRES
Andréa da Silva Casadonte

Capítulo 10
COMO SE EDUCAR MATEMÁTICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA MELHOR SIGNIFICAÇÃO PELA CRIANÇA DURANTE O PERCURSO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Marcelo Moraes; Cristina Gomes Miranda de Brito; Francineidi Martins dos Santos; Iolanda da Silva Gomes; Lusilene Souza Sobrinho Duarte; Neide Mendes Rodrigues; Rosana Aparecida Carvalho Barbosa; Rosilaine Ribeiro da Costa Terebinto; Rosilene Carvalho Barbosa; Sirlei Aparecida Moreira Neres; Vanilza Fátima de Figueiredo Ferreira

Capítulo 11
COMUNICAÇÃO DIGITAL E ASPECTOS RELACIONADOS À INSTRUÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SECUNDÁRIO NA PROVÍNCIA DE SERGIPE
Maria dos Prazeres Nunes; Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Capítulo 12
OS QUERERES EM BELL HOOKS, RICHARD PARKER E JUDITH BUTLER
Anselmo Lima de Oliveira

Capítulo 13
A CONTRIBUIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA PRODUÇÃO DE REVISTAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE FILOSOFIA DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Francisca Amujacy Silva Oliveira; Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento

Capítulo 14
UMA INVESTIGAÇÃO DOS RESULTADOS DA EVOLUÇÃO DA PROVA BRASIL APRESENTADOS PELO SITE QEDU DAS ESCOLAS DO 5º ANO PÚBLICAS DA CIDADE DE DENISE-MT
Patrícia Iermer; Maria Madalena da Silva Antunes

Capítulo 15
TECNOLOGIA MOBILE NA EDUCAÇÃO E SOCIABILIDADES NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Cristiane Silva de Meireles Cardoso; Francisco Antonio Nunes Neto

Biografias
Currículos dos Autores