ISBN: 978-65-995090-0-1


Descrição: O xadrez é realmente um excelente exercício para o cérebro e exige muito das emoções. A pessoa adquire um senso muito prático de organização, concentração e desenvolve de forma muito especial à memória. O xadrez trabalha a imaginação, memorização, planejamento e paciência. Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras. O objetivo foi analisar a prática do xadrez, como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio integral com deficiência visual. O estudo foi desenvolvido baseados nos estudos de Araújo (2007), Mendes (2010), PCNs (2002). Foi utilizado os conceitos de Freitas e Peres (2008), Julião (2008), Silva (2002), Dutra, Santos e Borges (2012) para elencar os conceitos sobre os benefícios do xadrez quando trabalhados adequadamente. A metodologia utilizada foi questionário fechado e aberto aplicados a alunos e professores do Instituto Federal de Mato Grosso-Campus-Coronel Otayde Jorge da Silva. Através da pesquisa realizada com alunos e professores, identificou-se que o xadrez é uma ferramenta pedagógica muita utilizada pelos professores da Instituição, principalmente por trabalhar a inclusão com os alunos com baixa visão, pois, permite interação com os demais colegas melhorando a capacidade de organização de espaços e movimentos precisos. No contexto escolar, a pesquisa foi assertiva, através de uma atuação didática comprometida, podendo levar a educação com novos conceitos de relações humanas, pois, resgata os valores por meio do jogo de xadrez, oportunizando o aprimoramento dos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e inclusivos, bases importantes na busca por uma educação com equidade.

Autor: Sebastião Gomes da Silva

Capítulos
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1
CONTEXTO HISTÓRICO

CAPÍTULO 2
REFERENCIAL TEÓRICO

CAPÍTULO 3
ASPECTOS POLÍTICOS

CAPÍTULO 4
PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO

CAPÍTULO 5
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

CAPÍTULO 6
UNIDADE DE ANÁLISE

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES


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