ISBN: 978-65-994079-3-2


Descrição: Inúmeras fontes de saberes foram redimensionadas no pós-1960. Dentre elas, o saber literário ampliou seus horizontes e, notadamente, ficou maior do que si mesmo, porque investiu no consórcio de forças dialógicas, promovido pela lógica dos estudos culturais, que buscou convergências com a História e com a Sociedade. Daí verificou-se a interface cada vez mais profícua entre o espaço da literatura/poiesis e outros sistemas artísticos, como a música, o cinema, o teatro, dentre outros.
A concepção de cultura – gestada pelos movimentos do pós-1960 – autorizou que cada espaço de saber sócio humano saísse “do seu quadrado” para intercambiar valores, expertises, trocas simbólicas mútuas, com a finalidade clara de um enriquecimento bilateral, em que o ganho resultante dessa troca seja visível/sensível. Se antes desse novo pensar cultural, histórico e social, cada espaço de saber tinha fronteiras fixas, bem definidas, com as novas diretrizes, percebemos “fronteiras móveis”, promovendo intersecções ininterruptas entre as técnicas de cada sistema.
Essa perspectiva de interconexão, que coloca o eu e o outro, não apenas no terreno da diferença, mas também no espaço do diálogo, da troca e da interseção, exige do estudioso da cultura um novo olhar sobre o produto literário contemporâneo. A literatura, como outros campos de atuação humana, é filha de seu tempo, de suas condicionantes discursivas e o momento atual prevê perfis, olhares, posturas condizentes com esta lógica de revisitar o cânone literário posto, refletir sobre os atos que nos foram narrados e buscar fazer diferente, quando possível, nas produções contemporâneas, que fomentam em diversas áreas do conhecimento humano, a exemplo, da psicologia, da antropologia, da literatura, da semiótica, entre outras, um consórcio hermenêutico mútuo, na busca da promoção de mais inclusão e de convivência respeitosa entre tudo e todos. 
Nessa conjuntura, o presente e-book intitulado “A literatura e suas (inter)faces com a Cultura, História e Sociedade” objetiva promover um maior alcance de trabalhos, pesquisas e/ou estudos que tragam, em seu bojo, contribuições relevantes para o estudo da Literatura enquanto manifestação artística que se liga, ora diretamente ora indiretamente, com as diversas áreas do saber humano, a fim de promover um trabalho multifacetado, (inter)/(multi) e (trans)disciplinar. 

Organizadores: Rian Lucas da Silva e Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues

Autores: Aline Salucci Nunes; Amanda da Silva Ferreira; Amanda Samila Vieira Miguel; Ana Vitória Queiroz; Claudia de Andrade Spitz; Cláudia de Paula Nascimento; Danielle Abrantes de Menezes Carvalho; Danila Melo de Oliveira; Emanuelly Pereira Gomes; Emmanuel Lázaro do Nascimento Diniz; Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues; Hellen Jacqueline Ferreira de Souza Dantas de Aguiar;  Ivan Rodrigues Martin; Izandra Alves; Jefesson Franciarlly Farias de Andrade; Joseane Amaro Pinheiro; Kadygyda Lamara de França Leite; Kelly Sheila Inocêncio Costa Aires; Leila Warken; Luciana Oliveira Atanásio; Maria de Lourdes Pereira de Lima; Mariana Soares de Farias; Nicette Navarro Almeida da Silva; Otoniel Machado da Silva; Poliana Alves de Oliveira; Renan Ferreira da Silva; Rian Lucas da Silva; Sandra Geane Braz Mamede; Tânia Gastão Saliés; Viviane Lourenço Teixeira; Wagner Ferreira Lima; Weslley Alberto Meneses Brilhante.

Capítulos
Capítulo 1
PERO VAZ CAMINHA: PERSPECTIVAS ANALÍTICAS DO TEXTO FUNDANTE DA GÊNESE LITERÁRIA BRASILEIRA
Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues; Rian Lucas da Silva; Jefesson Franciarlly Farias de Andrade

Capítulo 2
A CULTURA POPULAR EM MANIFESTAÇÕES POÉTICAS: A FORÇA DO REPENTE E SUAS EXPRESSÕES LITERÁRIAS
Sandra Geane Braz Mamede; Emanuelly Pereira Gomes

Capítulo 3
A LITERATURA A SERVIÇO DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS NA SALA DE AULA, POR MEIO DA OBRA SANGUE FRESCO, DE JOÃO CARLOS MARINHO
Danielle Abrantes de Menezes Carvalho; Maria de Lourdes Pereira de Lima; Kelly Sheila Inocêncio Costa Aires

Capítulo 4
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA ABORDAGEM À LUZ DA NEUROLINGUÍSTICA
Nicette Navarro Almeida da Silva

Capítulo 5
A OBRA DE JAIME CORTESÃO, A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA (1967), À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
Viviane Lourenço Teixeira

Capítulo 6
ENSINO DE LÍNGUA E DE LITERATURA NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA A PARTIR DO CONTO MENINA A CAMINHO, DE RADUAN NASSAR
Otoniel Machado da Silva; Hellen Jacqueline F S D Aguiar; Emmanuel Lázaro do Nascimento Diniz; Cláudia de Paula Nascimento

Capítulo 7
AS MUITAS FACES DE SHAKESPEARE: A INTERTEXTUALIDADE DE HAMLET EM OUTROS ESCRITOS
Luciana Oliveira Atanásio

Capítulo 8
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: VISANDO NOTA OU CONHECIMENTO?
Nicette Navarro Almeida da Silva

Capítulo 9
O RECIFE IMORTAL:
O EU LÍRICO MEMORIALÍSTICO E SAUDOSO NOS POEMAS “RECIFE” DE MANUEL BANDEIRA E “TARDE NO RECIFE” DE JOAQUIM CARDOZO
Renan Ferreira da Silva; Amanda da Silva Ferreira; Danila Melo de Oliveira

Capítulo 10
OS MUITOS BRÁS CUBAS E POLICARPOS QUARESMA NO BRASIL DA PANDEMIA DE 2020
Izandra Alves; Leila Warken

Capítulo 11
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O POVO XERENTE E A GESTÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA CEMIX-WARÃ
Poliana Alves de Oliveira

Capítulo 12
UM OLHAR SOBRE A CONDIÇÃO FEMININA NO ROMANCE TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO
Amanda Samila Vieira Miguel; Weslley Alberto Meneses Brilhante

Capítulo 13
UMA ANÁLISE DA OBRA SANGUE FRESCO: DO SUSPENSE AO HUMOR
Mariana Soares de Farias; Joseane Amaro Pinheiro; Kadygyda Lamara de França Leite

Capítulo 14
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA TEORIA DOS ESPACOS MENTAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DE PLM E PLNM
Aline Salucci Nunes; Ana Vitória Queiroz; Claudia de Andrade Spitz; Tânia Gastão Saliés

Capítulo 15
EFEITOS DE MULTIMODALIDADE NA COMPREENSÃO LEITORA DE TEXTOS OPINATIVOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM LEITORES JUVENIS
Wagner Ferreira Lima

Capítulo 16
LA AUTOCENSURA Y LA MEMORIA EN LA NOVELA GRÁFICA SOBRE EL FRANQUISMO Y LA GUERRA CIVIL ESPAÑOLA
Ivan Rodrigues Martin

BIOGRAFIA DOS AUTORES
Currículos